quinta-feira, novembro 12


Confesso: Aprender a ser tolerante tem sido um desafio e tanto. Tentar enxergar nas pessoas o melhor de suas diferenças e ir ainda mais alem, aceita-las, é um desafio ainda maior. Ouvir o que o outro tem a dizer e se calar quando mesmo assim não concorda, nossa como isso é difícil.
Tenho descoberto a manutenção do individualismo de cada ser e a perfeição limitada dos seres humanos, por mais qualidades que alguém possa impor diante de vários setores não o pode fazer sempre e em tudo. O fato das pessoas serem diferentes em vários aspectos traz como consequência atrito de valores, leis pessoais são diferentes de leis sociais.
Todos temos limites e a mente humana tende a caricaturizar pelas atitudes dos que estão a nossa volta.
No passado a palavra tolerância designava uma função negativa, hoje em dia é considerada uma atitude de grande virtude que nos leva a aceitar e reconhecer as diferentes opiniões, porém não é uma liberdade total.
A invasão do alheio, a incapacidade de compreender temperamentos diferentes, falta de empatia; todos estes são fatores que ultrapassam o limite da tolerância e demonstram nossas limitações manifestas no modo como nos relacionamos com as pessoas, levando-nos a conhecer os limites alheios em vez de reconhecer os próprios. Nossas atitudes assumem um caráter imutável do nosso eu.
Por isso é tão essencial aprendermos a observar a realidade pessoal de cada um e procurar compreender em si os limites próprios, dentro do diferencial de cada pessoa.


"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos."

Mahatma Gandhi

2 comentários:

Anônimo disse...

... ...... ....,
.......... ..... ..
.......
....... ......!

Unknown disse...

Realmente existem aquelas pessoas que não sabem olhar para o próprio umbigo! Parabéns meu amor, você sabe muito bem como usar a palavras!! hehe